TERÇA 15 NOVEMBRO, 21H30

CCVF

Projeto CEJ / Guimarães Jazz

Afonso Silva saxofone/EWI

Ricardo Alves guitarra

Eduardo Carneiro bateria

Projeto CEJ / Guimarães Jazz
Preço 10,00 eur / 7,50 eur c/d

COMPRAR

COMPRAR

Em 2022, o Guimarães inaugura uma nova parceria com a Universidade de Aveiro, mais concretamente com o seu Centro de Estudos de Jazz, um departamento que tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho consistente de documentação, arquivo e comentário da produção jazzística em Portugal. Com esta nova forma de associação institucional entre o festival e a sociedade civil portuguesa pretende-se apresentar anualmente uma banda ou projeto nacional que se distinga em virtude das suas qualidades artísticas intrínsecas e da originalidade criativa da música que propõe. Nesta primeira edição da parceria, a formação que mereceu o prémio de Melhor Ensemble e Melhor Arranjo Original no II Concurso Internacional de Jazz da UA foi o trio THEMANUS, criado por Afonso Silva, saxofonista e compositor, e coliderado por Eduardo Carneiro e Ricardo Alves. Partindo de uma base instrumental invulgar de saxofone, guitarra e bateria, esta formação explora simultaneamente a composição e a improvisação, e incorpora referências estéticas mais distantes do jazz, como o drum’n’bass e a música ambient.

Afonso Silva é um saxofonista e compositor natural de Ovar com formação em jazz pela ESMAE, cuja atividade se desdobra por inúmeros grupos, maioritariamente dentro do panorama jazzístico de Portugal, sendo disso exemplo a sua participação na gravação do álbum de Gianni Narduzzi “Dharma Bums”, editado pela Porta-Jazz em 2022. Em paralelo, Afonso Silva compõe e produz música sob o nome artístico de A-BS, tendo editado um álbum (“2020”) até à data.


Eduardo Carneiro é um baterista e percussionista residente na cidade do Porto. Estudou a partir de 2014 no Conservatório de Música do Porto e terminou no ano de 2021 a sua licenciatura em bateria jazz na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Em contexto académico trabalhou com músicos internacionais de vários estilos musicais – world music (Omar Acosta, Paulo das Cavernas), jazz (Guillermo Klein, Eliot Zigmund, Seamus Blake) e clássica (Claire Litzler, Dominique Vleeshouwers).


Ricardo Alves é um guitarrista natural de Viana do Castelo e atualmente membro residente da Orquestra de Jazz de Estarreja. A sua atividade profissional inclui colaborações com Miguel Araújo e António Zambujo, participações em programas televisivos e a produção e arranjos, em parceria com João Soares, dos temas do musical “Saturday Night Fever”, estreado em 2019 no Casino Estoril.