SEXTA 11 NOVEMBRO, 21H30

CCVF

Linda May Han Oh Quartet

Linda May Han Oh contrabaixo

Greg Ward saxofone

Matthew Stevens guitarra

Jeff Ballard bateria


Linda May Han Oh Quartet substitui o concerto de Archie Shepp 4tet, que foi cancelado por motivos de saúde do músico.


Quem adquiriu bilhetes para o concerto de Archie Shepp será contactado pelo nosso serviço de Bilheteira e receberá, via e-mail, bilhetes de substituição para o novo concerto.


Quem desejar a devolução do valor do ingresso, poderá solicitar o seu reembolso através da BOL ou do nosso serviço de Bilheteira: e-mail bilheteira@aoficina.pt, telefone 253 424 700.

Linda May Han Oh Quartet
15,00 eur / 10,00 eur c/d

COMPRAR

COMPRAR

2022.11.11 Linda May Han Oh Quartet

Presente pela terceira vez no Guimarães Jazz, onde atuou em 2012 integrada no quinteto coliderado por Joe Lovano e Dave Douglas e em 2021 em trio ao lado de Vijay Iyer e Tyshawn Sorey, a contrabaixista Linda May Han Oh surgirá este ano no papel de líder de um quarteto composto por três músicos prestigiados da música contemporânea – o saxofonista Greg Ward, o guitarrista Matthew Stevens e o baterista Jeff Ballard. Reconhecida amplamente pela crítica como uma instrumentista de excelência e uma compositora multifacetada, Linda Oh explora neste projeto uma abordagem mais direta ao cânone jazzístico, conciliando a desconstrução da improvisação com linhas composicionais inovadoras, ao mesmo tempo que incorpora na sua música os elementos de uma identidade híbrida e aberta às zonas de fronteira do jazz.

Linda May Han Oh nasceu na Malásia, cresceu na Austrália e encontra-se atualmente sedeada em Nova Iorque, podendo assim o seu percurso pessoal ser considerado a epítome de um mundo globalizado e cosmopolita em que todas as interseções culturais são possíveis. Ao longo da sua carreira, esta talentosa contrabaixista e compositora colaborou com alguns dos nomes maiores do jazz contemporâneo, tais como Pat Metheny, Kenny Barron, Geri Allen ou Ambrose Akinmusire, e editou cinco álbuns em nome próprio, entre eles o mais recente “Aventurine”, uma incursão num universo musicalmente complexo expandido por arranjos de cordas que transcendem a experiência sensorial pura do jazz. Considerada por muitos como uma das contrabaixistas de destaque da geração atualmente em comando da cena jazzística, Linda May Han Oh compõe também regularmente para cinema e é professora no reputado Berklee College of Music.

 

Natural do estado do Illinois e um músico eclético com um currículo diversificado de composição para diferentes formações e ensembles, o saxofonista Greg Ward tem consolidado nos últimos anos o seu estatuto de instrumentista de relevo do jazz norte-americano. Além da relação de longo curso com a contrabaixista Linda Oh, Ward manteve ao longo dos últimos quinze anos inúmeras colaborações com nomes epicentrais da música contemporânea, entre os quais o contrabaixista William Parker, o saxofonista Andrew D’Angelo ou a banda de pós-rock de Chicago, Tortoise, ao mesmo tempo que leciona na Universidade do Indiana.

 

Descrito pela crítica especializada como um músico singular cujo estilo concilia os universos do jazz, do rock e da ambient music numa mesma linguagem, o guitarrista canadiano Matthew Stevens apresenta um historial impressivo e diversificado de colaborações com inúmeras figuras influentes da música contemporânea, de entre as quais podemos destacar as parcerias com a vocalista e baixista Esperanza Spalding, com o trompetista Dave Douglas e com os lendários produtores Quincy Jones e Tony Visconti. Em paralelo, Stevens é também o autor de vários trabalhos a solo ou como líder de formação, entre eles o mais recente “In Common III”, com a participação do veterano contrabaixista Dave Holland.

 

Jeff Ballard é um músico natural da Califórnia e considerado um dos mais proeminentes bateristas da sua geração, graças ao seu trabalho ao lado tanto de nomes históricos da música como os de Chick Corea ou Ray Charles, com quem Ballard colaborou no início do seu percurso profissional, bem como com figuras influentes do jazz moderno, sendo aqui de destacar a sua relação de cumplicidade artística com o famoso pianista Brad Mehldau. Em simultâneo ao seu trabalho colaborativo, Jeff Ballard desenvolve também um as suas próprias composições no âmbito do trio do qual é líder e também do projeto Fly, em parceria com o saxofonista Mark Turner e com o contrabaixista Larry Grenadier.

guimaraesjazz.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile