SÁBADO 20 NOVEMBRO, 21H30

CCVF

Frankfurt Radio Big Band & Melissa Aldana

Jim McNeely direção

Melissa Aldana saxofone

Sebastian Scobel piano

Hans Glawischnig contrabaixo

Jean Paul Höchstädter bateria

Heinz-Dieter Sauerborn saxofone

Oliver Leicht saxofone

Steffen Weber saxofone

Lennart Allkemper saxofone

Rainer Heute saxofone

Frank Wellert trompete

Thomas Vogel trompete

Martin Auer trompete

Axel Schlosser trompete

Günter Bollmann trombone

Felix Fromm trombone

Christian Jaksjö trombone

Robert Hedemann trombone


O guitarrista Martin Scales, que esteve inicialmente indicado no lineup da Frankfurt Radio Big Band, não poderá estar neste concerto por questões relacionadas com a sua saúde.

Assinatura 4 concertos
45,00 eur

COMPRAR

COMPRAR

Assinatura 3 concertos
35,00 eur

COMPRAR

COMPRAR

Assinatura Integral
90,00 eur

COMPRAR

COMPRAR

Frankfurt Radio Big Band & Melissa Aldana
15,00€ / 10,00€ c/d

COMPRAR

COMPRAR

2021.11.20 Frankfurt Radio Big Band & Melissa Aldana

Em 2021, o Guimarães Jazz volta a cumprir a tradição de encerrar o seu programa com a apresentação das mais competentes orquestras do jazz europeu, cabendo este ano essa responsabilidade à alemã Frankfurt Radio Big Band. Dirigida por Jim McNeely, um prestigiado e experiente arranjador e diretor musical norte-americano, esta formação regressa ao festival oito anos depois de uma primeira presença com o projeto de interpretação das composições de John Abercrombie, e é desta vez engrandecida pela contribuição como solista da jovem saxofonista chilena Melissa Aldana.

A Frankfurt Radio Big Band construiu a sua reputação no jazz europeu em resultado do ecletismo da sua abordagem às múltiplas facetas deste género musical e pontuais incursões aos universos da pop e da world music. Atualmente considerada uma instituição da cultura alemã, esta orquestra promoveu, no decurso da sua atividade, programas ambiciosos e expansivos de colaboração não apenas com alguns dos nomes mais mediáticos do jazz contemporâneo, entre eles John Scofield, Django Bates ou Billy Cobham, entre outros, mas também com músicos e artistas provenientes dos mais diversos contextos criativos.


Originária de Santiago do Chile, Melissa Aldana (n. 1988) é um nome emergente da nova geração da música globalizada e multipolar do século XXI e a mais nova representante do jazz de influência latina, cuja tradição a saxofonista incorpora na sua linguagem musical. Introduzida no meio jazzístico norte-americano pelo pianista panamiano Danilo Pérez, Aldana estudou no Berklee College of Music de Boston, onde teve como professores grandes músicos como Joe Lovano, e está atualmente sedeada em Nova Iorque. Editou o seu primeiro álbum, “Free Fall”, em 2010 pela editora do saxofonista Greg Osby e, em 2013, tornou-se a primeira mulher sul-americana a ser galardoada com o reputado Thelonious Monk Music Award na competição de saxofone. Em paralelo à carreira como líder de formação e como solista, Melissa Aldana colabora regularmente com outros músicos de jazz como Peter Bernstein ou Christian McBride, entre outros.


Com uma carreira de mais de quarenta anos ao mais alto nível do jazz, Jim McNeely é hoje unanimemente reconhecido como um dos mais distintos representantes da tradição jazzística orquestral, sendo disso prova as inúmeras nomeações para os Grammys que lhe foram concedidas ao longo do tempo. O início do seu percurso na música, no final da década de 1970, foi marcado pela colaboração com a orquestra de jazz de Thad Jones e Mel Lewis (ainda em atividade e agora conhecida como The Vanguard Jazz Orchestra) e também pela participação no quarteto do mítico Stan Getz. Desde então, McNeely tem desenvolvido um trabalho incansável e eloquente como diretor e arranjador para algumas das mais prestigiadas big bands de jazz, como, entre outras, a Carnegie Hall Jazz Band ou a Metropole Orchestra, ao mesmo tempo que mantém também atividade como compositor e professor em instituições de ensino musical um pouco por todo o globo.

guimaraesjazz.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile