QUARTA 17 NOVEMBRO, 19H30

CCVF

Niels Klein Trio & Orquestra de Guimarães

Niels Klein saxofone tenor

Matthias Akeo Nowak contrabaixo

Fabian Arends bateria

_

Orquestra de Guimarães



Assinatura 4 concertos
45,00 eur

COMPRAR

COMPRAR

Assinatura 3 concertos
35,00 eur

COMPRAR

COMPRAR

Assinatura Integral
90,00 eur

COMPRAR

COMPRAR

Niels Klein Trio
15,00€ / 10,00€ c/d

COMPRAR

COMPRAR

2021.11.17 Niels Klein Trio & Orquestra de Guimarães

Em 2021, o Guimarães Jazz volta a reeditar a sua parceria recente com a Orquestra de Guimarães, a qual deu origem, nas edições recentes do festival, a performances de excelente qualidade musical, um facto ainda mais notável tendo em conta a juventude e a relativa inexperiência da orquestra. Este ano, depois da última experiência com o diretor musical holandês Reinout Douma apresentando um reportório baseado na música da banda pop-rock Radiohead, a formação vimaranense atuará em acompanhamento do Niels Klein Trio, um grupo de músicos alemães da nova geração europeia do jazz liderado por um saxofonista de grande sensibilidade musical e com uma experiência relevante de trabalho orquestral. O projeto em causa, centrado em música composta exclusivamente para trio de jazz e orquestra, pretende explorar as vias criativas proporcionadas pela intersecção de instrumentistas com formação clássica com improvisadores de jazz, cartografando assim os territórios fronteiriços nas margens dos géneros musicais.

Se muitas vezes consideramos impuro o jazz produzido na Europa, em virtude da necessária transplantação mimética de princípios melódicos e ritmos aparentemente estranhos ao cânone da música ocidental, é, porém, forçoso reconhecer que da academia universitária têm surgido músicos e compositores que, com as suas diferentes visões do jazz e em diferentes configurações, interpretam fielmente a matriz tradicional do jazz de origem afro-americana. Niels Klein, um discípulo de Frank Gratkowski e Claudio Puntin na Musikhochschule Köln, é um desses exemplos, sendo disso prova o trabalho meritório que tem desenvolvido em colaboração com reputadas orquestras de jazz alemãs como a WDR e a NDR Big Band, ambas já conhecidas do Guimarães Jazz. Além desta vertente da sua atividade, Klein é reconhecido também pelas suas participações em álbuns de outros artistas como Florian Ross e Frank Wingold, ao mesmo tempo que colabora regularmente com nomes importantes do jazz e de outros territórios musicais, nomeadamente Toots Thielemanns, Bob Brookmeyer ou Markus Stockhausen.


O convite endereçado ao Niels Klein Trio (formado, além do saxofonista, pelo contrabaixista Matthias Akeo Nowak e pelo baterista Fabian Arends) para realizar o concerto de colaboração com a Orquestra de Jazz de Guimarães nesta edição do festival desenha de alguma forma uma linha de divergência em relação ao passado desta parceria. A mudança de paradigma deve-se ao facto de no trabalho de Niels Klein, ao contrário dos compositores que em anos anteriores abraçaram este projeto (como Marco Barroso ou Nels Cline, entre outros), a improvisação assumir preponderância sobre a composição, favorecendo assim uma maior dinâmica criativa com a orquestração e permitindo que a fluidez da criação em tempo real seja exponenciada pelo rigor composicional dos arranjos orquestrais.

guimaraesjazz.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile