SÁBADO 10 NOVEMBRO - 21H30

CCVF
Steven Bernstein’s Millennial Territory Orchestra
Catherine Russell

Steven Bernstein, trompete e direção musical
Catherine Russell, voz
Curtis Fowlkes, trombone
Charlie Burnham, violino
Doug Wieselman, guitarra, clarinete baixo
Michael Blake, saxofone
Erik Lawrence, saxofone soprano e barítono
Matt Munisteri, guitarra, voz
Ben Allison, contrabaixo
Ben Perowsky, bateria

15,00 eur / 12,50 eur c/d

ASSINATURA 3 CONCERTOS (à escolha)
35,00 EUR
ASSINATURA 6 CONCERTOS (à escolha)
65,00 EUR
ASSINATURA DO FESTIVAL (acesso a todos os concertos)
80,00 EUR
Image

Um dos momentos mais impactantes desta edição do festival será certamente protagonizado pelo trompetista, arranjador e compositor Steven Bernstein, uma das figuras centrais da cena musical nova-iorquina dos últimos trinta anos, num encontro singular e inédito com Catherine Russell, uma singular cantora de jazz e blues que personifica um espírito de independência musical e uma postura anti-starsystem raras no contexto da música contemporânea. Os dois serão acompanhados pela Millennial Territory Orchestra, a idiossincrática big band fundada e liderada por Bernstein com o intuito de proceder a uma revisitação expansiva e eclética, transportando-o para o terceiro milénio, do património da música popular do século XX, abordando composições tão heterogéneas entre si como as de Count Basie até às da banda de folk psicadélico Grateful Dead.

Nativo da Califórnia, Steven Bernstein (n. 1961, EUA) mudou-se para Nova Iorque no final da década de setenta do século passado, cidade onde verdadeiramente iniciou o seu percurso profissional, após um período de formação musical na prestigiada universidade de Berkeley. O primeiro momento de visibilidade e reconhecimento artísticos de Bernstein coincide com a inclusão nos Lounge Lizards, a seminal banda de pós-jazz de John Lurie. Em 1996, o trompetista funda a banda Sexmob, ao lado do saxofonista Briggan Krauss, do baixista Tony Scherr e do baterista Kenny Wollesen, projeto que é hoje considerado um dos percursores de um movimento de abertura de fronteiras do jazz tanto para territórios mais experimentais como para modelos sonoros mais próximos das expressões mais marginais e extremas do rock. Bernstein colaborou também na gravação de quatro álbuns da série Radical Jewish Culture de John Zorn e, além das colaborações esporádicas que estabelece com outros músicos, mantém uma intensa atividade de composição de arranjos para artistas e compositores tão diferentes entre si como Lou Reed, Bill Frisell ou Lee Scratch Perry.

Catherine Russell (n. 1956, EUA) é uma das mais originais vocalistas de jazz e blues norte-americanas, com um sólido percurso artístico, tanto em nome próprio como enquanto colaboradora de alguns dos mais relevantes compositores e arranjadores da música contemporânea, que transcende as fronteiras do meio jazzístico. A sua versatilidade e a sua abordagem intuitiva e emocional à música fazem com que Catherine Russell seja atualmente considerada uma das grandes intérpretes do cancioneiro popular americano, ao mesmo tempo que lhe permitiram trabalhar com alguns dos nomes maiores da música contemporânea, tais como David Bowie, Paul Simon e Wynton Marsalis.

A colaboração entre Steven Bernstein e Catherine Russell terá lugar no contexto do trabalho do trompetista e compositor com a Millennial Territory Orchestra, uma big band onde pontificam alguns dos grandes instrumentistas americanos de jazz da atualidade (tais como o trompetista Curtis Fowlkes e o guitarrista Doug Wieselman, entre outros). Centrada num propósito de releitura e transfiguração da música do século XX, esta orquestra desenvolve uma abordagem com uma grande componente de improvisação e de uma enorme latitude estilística, apropriando-se das fórmulas criativas inventadas em diversos campos da música popular de modo a criar matrizes interpretativas adaptadas à luz de uma modernidade hipertextual na qual as referências são permanentemente intersectadas por outras referências. No entanto, não se deverá esperar deste projeto uma música analítica ou cerebral, uma vez que a presença de Catherine Russell, numa colaboração absolutamente inédita com Bernstein e com a Millennial Territory Orchestra, confere a este projeto uma dimensão aurática e intemporal, qualidades absolutamente essenciais ao impulso criativo no terceiro milénio.