SEXTA 17 NOVEMBRO - 21H30

CCVF
Allison Miller's Boom Tic Boom

Allison Miller, bateria
Myra Melford, piano
Thommy Andersson, contrabaixo
Charles Burnham, violino
Kirk Knuffke, corneta
Ben Goldberg, clarinete

15,00 eur / 12,50 eur c/d

ASSINATURA 2ª SEMANA
30,00 eur
ASSINATURA 1ª SEMANA
40,00 eur
ASSINATURA GERAL
70,00 eur
Image

Baterista de grande sensibilidade melódica e compositora talentosa com uma linguagem livre e flexível, próxima das correntes da improvisação, Allison Miller é uma das mais proeminentes figuras da cena jazzística nova-iorquina da última década. A par de uma intensa atividade enquanto colaboradora de prestigiados músicos contemporâneos, tais como Ani DiFranco, Natalie Merchant, Ben Goldberg e Marty Ehrlich, entre outros, Miller apresenta já um relevante currículo enquanto líder, sobretudo no contexto do grupo Boom Tic Boom, com o qual atuará na edição deste ano do Guimarães Jazz.

Originária de Washington D.C., nos Estados Unidos da América, Allison Miller iniciou os seus estudos musicais com sete anos, tendo começado a tocar bateria aos dez. A partir daí, prosseguiu um percurso académico que se concluiu na Universidade de West Virginia, onde teve oportunidade de frequentar um curso especializado dedicado ao estudo dos estilos de percussão de todo o mundo. Em 2004, Miller edita o seu primeiro álbum em nome próprio, 5am Stroll, e, cinco anos depois, funda a banda Boom Tic Boom, reunindo para esse efeito uma formação que incluía a pianista Myra Melford, o contrabaixista Todd Sickafoose e a violinista Jenny Scheinman, todos eles músicos reputados da cena jazzística nova-iorquina. Através desse grupo, concebido como um veículo privilegiado de expressão da faceta composicional da baterista, Allison Miller desenvolve uma música angular e melodicamente complexa, próxima do jazz progressivo, ao mesmo tempo que usa a dinâmica coletiva da banda para explorar a improvisação, sendo a conjugação destas dimensões o elemento que confere ao resultado final uma identidade e propósito próprios. A solidez do corpo de trabalho de Miller, tanto enquanto compositora como enquanto instrumentista, é amplamente reconhecida no circuito jazzístico, como o provam as inúmeras distinções atribuídas por instituições e publicações de jazz, sendo a baterista também atualmente a Embaixadora para o Jazz do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

A estreia discográfica dos Boom Tic Boom deu-se com o álbum homónimo, editado em 2010 e composto quase exclusivamente por composições originais de Allison Miller. Posteriormente, a banda lançou um segundo registo de estúdio (No Morphine, No Lilies, de 2013), com a mesma formação original mas agora contando também com a participação de alguns músicos notáveis como o trompetista Steve Bernstein e o violoncelista Erik Friedlander, no qual se nota uma maior ambição orquestral. Em 2016, foi publicado o álbum Otis Was a Polar Bear, o qual constituirá o foco principal de atenção do concerto que o grupo protagonizará no Guimarães Jazz, onde Allison Miller se apresentará acompanhada de Myra Melford, do contrabaixista Thommy Andersson (em substituição do contrabaixista original, Todd Sickafoose), do violinista Charles Burnham (em substituição de Jenny Scheinman) e dos dois mais recentes membros desta formação: o cornetista Kirk Knuffke e o clarinetista Ben Goldberg, dois dos mais extraordinários instrumentistas do jazz atual. Desta formação, composta por notáveis músicos, é legítimo esperar uma música vital e pulsante na qual as composições de Miller e a improvisação confluem harmoniosamente e desafiam os limites das convenções modernas sobre o que é ou o que pode ser o jazz hoje, no instável território da modernidade.