QUINTA 09 NOVENBRO - 21H30

CCVF
All Star Orchestra plays Jazz – The Story

Vincent Herring, saxofone alto, soprano, flauta, clarinete, direção musical
Jon Faddis, trompete
Jeremy Pelt, trompete
Eric Alexander, saxofone tenor
James Carter, saxofone tenor, saxofone barítono, flauta, clarinete
Wycliffe Gordon, trombone, shells
Mike LeDonne, piano
Kenny Davis, contrabaixo, baixo elétrico
Carl Allen, bateria
Nicolas Bearde, voz, narração

Preço 15,00 eur / 12,50 eur c/d

ASSINATURA 2ª SEMANA
30,00 eur
ASSINATURA 1ª SEMANA
40,00 eur
ASSINATURA GERAL
70,00 eur
Image

Em 2017, o mundo celebra a efeméride dos cem anos decorridos desde a edição, em 1917, do primeiro registo discográfico identificado especificamente como um novo género musical – o jazz – que, à época do seu nascimento, nem sequer beneficiava de uma precisão terminológica que o pudesse identificar estilisticamente. Criado a partir de uma base sonora informal, baseada sobretudo nos padrões rítmicos exportados pelos escravos africanos para os Estados Unidos da América e nos cânticos dos trabalhadores negros rurais que constituíram também a base do blues, e pese embora a importância da improvisação em tempo real na criação desta música, o jazz evoluiu até ao ponto de ser cristalizado numa gravação sonora (de autoria da Original Dixieland Jass Band), estabelecendo-se assim definitivamente enquanto género musical autónomo e iniciando a partir daí o processo de reconhecimento artístico que viria, décadas mais tarde, a consagrá-lo como uma das mais importantes formas musicais inventadas no século XX. É precisamente a celebração desta efeméride o objetivo primordial do projeto Jazz – The Story, um ensemble liderado pelo prestigiado saxofonista Vincent Herring e formado por alguns dos mais requisitados instrumentistas do jazz contemporâneo, tais como o trompetista Jon Faddis, o saxofonista James Carter e o baterista Carl Allen, entre outros.

Vincent Herring (n. 1964, EUA) estudou na Universidade da Califórnia e mudou-se, em 1982, para Nova Iorque, onde começou a sua prolífica carreira no jazz, colaborando enquanto sideman com alguns dos mais notáveis músicos de jazz do século XX, entre os quais Jack DeJohnette, Dizzy Gillespie, Freddie Hubbard, Carla Bley e Wynton Marsalis, tendo também integrado a big band de Lionel Hampton, os Jazz Passengers de Art Blakey e a Mingus Big Band. Mais recentemente, Herring tem mantido uma relação de cumplicidade com o pianista Cedar Walton, com quem gravou diversos álbuns durante a primeira década do século XXI. Em paralelo, o saxofonista norte-americano desenvolveu ao longo dos últimos trinta anos uma relevante carreira como líder, desdobrado por diversos projetos em nome próprio ou em formato de banda, ao lado de alguns dos seus cúmplices mais regulares, nomeadamente o saxofonista Eric Alexander e o baterista Joris Dudli.


O ensemble Jazz – The Story foi concebido como o veículo para uma viagem musical pelos últimos cem anos do jazz, desde as suas origens primordiais até às suas manifestações mais vanguardistas e intelectualmente sofisticadas, com passagens por todas as fases evolutivas do jazz, desde o ragtime e o swing até ao hard-bop e às declinações do jazz de fusão e do pós-bop que marcaram as últimas décadas da criação jazzística. Narrado pelo vocalista Nicolas Bearde, este espetáculo constitui simultaneamente uma comovente evocação do extraordinário legado artístico do jazz e uma eloquente revisitação do seu património musical, realizada por um conjunto de talentosos instrumentistas e que, após a sua estreia em janeiro deste ano no clube nova-iorquino Birdland, iniciou uma digressão pela Europa. Guimarães será um dos destinos dessa digressão, tendo sido o Guimarães Jazz um dos festivais escolhidos para apresentar esta dignificante síntese da história de uma das mais marcantes manifestações artísticas contemporânea – o jazz.